Actemium conclui Projeto de Migração de Carga na Maior Refinaria da Petrobras
A Actemium tem se destacado no setor de produção e distribuição de óleo e gás no Brasil pelo comprometimento e expertise na modernização de sistemas.
Sempre em busca da otimização contínua e do alto desempenho industrial, a Actemium, marca da VINCI Energies dedicada à indústria, concluiu recentemente um grande projeto de expansão e modernização, com a migração das principais cargas da maior refinaria do Sistema Petrobras do Brasil, a Replan, situada em Paulínia-SP. A refinaria, inaugurada em 1972, tem capacidade de processamento de 434 mil barris de petróleo por dia, o que corresponde a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no Brasil.
O projeto teve início em 2020 com os objetivos de alterar a fonte de Alimentação de Energia da Refinaria e modernizar o Sistema Elétrico da planta, possibilitando o aumento da capacidade de produção da Replan e proporcionando mais segurança e confiabilidade no fornecimento de energia. A expansão compreendeu a implementação de uma nova subestação de entrada (SE-4630) conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e a modificação e modernização do sistema elétrico da SE-631 (CAFOR) possibilitando a integração com os sistemas de descarte de cargas, sincronismo e controle de geração.
Um dos principais desafios foi a precisão necessária para fazer a migração com a refinaria em funcionamento e o mínimo de paradas na produção. O planejamento minucioso contou com toda a experiência e know-how da Actemium em grandes projetos, prevendo ações multidisciplinares de construção civil e montagens elétricas e mecânicas, incluindo o comissionamento e operação assistida, fundamentais para o êxito do projeto.
Os serviços executados pela Actemium, irão permitir o fornecimento da carga necessária para atendimento ao novo HDT (hidrotratamento de diesel) que irá produzir o diesel S10, menos poluente.
Além de modernizar a entrada das linhas de transmissão, o painel GIS SF6 barra dupla instalado na CAFOR foi responsável em aumentar a confiabilidade e flexibilidade operativa da refinaria. A expansão propicia uma energia mais confiável (via SIN), o aumento da disponibilidade de carga para a planta (e para o HDT) e promove um salto tecnológico para uma solução automatizada com novos equipamentos, com uma longevidade estimada em aproximadamente trinta anos. Além disso, foi criado um sistema de supervisão e controle de automação da parte de energia, prevendo o descarte de carga em caso de complicações ou falta de energia.
A Actemium tem se destacado no setor de produção e distribuição de óleo e gás no Brasil pelo comprometimento e expertise na modernização de sistemas. Com o projeto concluído no sistema elétrico da Replan, que seguiu todos os protocolos de meio-ambiente e segurança da Petrobras com o mínimo de intervenções nas operações e zero acidente, a empresa fortaleceu ainda mais a sua presença no centro da alta performance industrial.