Solenidade marca início das obras dos aeroportos de Boa Vista e Porto Velho pela Actemium
A Actemium, focada na sua área de atuação no setor de infraestrutura, será responsável por todo o escopo das instalações elétricas, eletrônicas, hidráulicas, ar-condicionado e auxílios à navegação aérea.
Solenidade marca início das obras dos aeroportos de Boa Vista e Porto Velho pela Actemium
A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia lançou nos dias 25 de maio e 06 de junho a pedra fundamental das obras de modernização e ampliação dos aeroportos de Boa Vista e Porto Velho, respectivamente. A Actemium, em consórcio com a Teixeira Duarte e Alves Ribeiro S.A.do Brasil, realizará as obras de intervenção para melhorias no terminal de passageiros e infraestrutura dos aeroportos, tornando as operações mais eficientes e seguras.
Todas as empresas que integram o consórcio possuem larga experiência em projetos de infraestruturas. Em outubro de 2019, a Actemium concluiu, com sucesso, as obras de expansão e reforma do Aeroporto Internacional de Salvador (fase 1-B), igualmente para a VINCI Airports.
As obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2024 e incluem a restauração completa da pista, duplicação da área do terminal de passageiros e expansão da sala de embarque. A reforma conta também com a ampliação da área de manuseio de bagagem, remodelação da praça de alimentação, adição de novos portões de embarque, um novo sistema de ar-condicionado e iluminação do estacionamento de aeronaves, visando sempre o desempenho ambiental dos aeroportos. A Actemium, focada na sua área de atuação no setor de infraestrutura, será responsável por todo o escopo das instalações elétricas, eletrônicas, hidráulicas, ar-condicionado e auxílios à navegação aérea.
Sobre os aeroportos de Boa Vista/RR e Porto Velho/RO
Segundo Karen Strougo, CEO da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, o estado de Roraima é um dos que mais cresce no Brasil, com o aeroporto de Boa Vista localizado na tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana. “O novo terminal do Aeroporto de Boa Vista será totalmente reformado e ampliado com cinco terminais de embarque, inclusive um terminal Internacional com shoppings e lojas. A estrutura moderna e nova fará com que Roraima atraia mais investidores e consiga receber voos internacionais. O crescimento econômico do estado é propício para esse investimento tão elevado”, afirmou.
O aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho, é o terceiro mais movimentado da Região Norte em número de passageiros e a principal confluência de acesso ao sul do Amazonas, sendo importante rota de escoamento da produção agrícola brasileira. Além de implementar padrões globais de operação de alta tecnologia no aeroporto, a reforma tem como objetivo não perder as particularidades regionais do terminal. “Nós estamos herdando uma estrutura pública, para operar ela durante 30 anos. A nossa próxima etapa é justamente fazer as intervenções: obras no terminal e obras na pista, para transformar essa estrutura”, completa Karen Strougo.
A reforma dos aeroportos é uma forma de valorizar ambas as capitais, reforça Karen Strougo. “Os investimentos nos aeroportos de Boa Vista e Porto Velho irão impulsionar o desenvolvimento das capitais, melhorando a experiência e ajudando no crescimento da movimentação de passageiros, trazendo impacto positivo para a prosperidade e desenvolvimento social de Roraima e Rondônia.”