Notícias O&G Onshore Maintenance

Actemium realiza descomissionamento industrial, com inovação e sustentabilidade

Em um projeto pioneiro, a Actemium aplica planejamento 4D e práticas sustentáveis para realizar o descomissionamento industrial na planta.

A Actemium está realizando um projeto pioneiro de descomissionamento na Casa de Força de Refinaria.

O descomissionamento, atividade relativamente nova no Brasil, envolve a desmontagem completa de estruturas industriais que já não operam de forma viável, com foco em segurança, sustentabilidade e eficiência.

Desde o início em 2024, o projeto mobilizou em média 5 equipes multidisciplinares e com as ações propostas, superamos em 2,1 vezes a previsão inicial. Garantindo eficiência, a Actemium mapeou a CAFOR em diversas áreas estratégicas, desenvolveu procedimentos operacionais específicos e elaborou planejamento 4D, com expectativa de conclusão do descomissionamento das caldeiras para 2027.

Com planejamento estratégico e tecnologia 4D, a Actemium otimiza cada etapa do descomissionamento na RPBC.

A precisão e a segurança são pontos-chave da operação. Com expertise em grandes projetos, a Actemium desenvolveu soluções multidisciplinares de engenharia para antecipar desafios e aprimorar o desempenho. “Segurança e produtividade caminham juntas. Com um planejamento robusto, mitigamos os riscos e aumentamos nossa eficiência”, destaca Pablo.

Entre os diferenciais, está o uso do planejamento 4D, que integrou simulações 3D com a variável de tempo, otimizando a execução e controle de cada etapa. Foram elaborados mais de 150 procedimentos específicos, além da capacitação intensiva da equipe, reforçando a habilidade de adaptação e inovação contínua. “Estamos sempre aprendendo e ajustando. É um projeto em constante evolução”, acrescenta Pablo.

Mais de 150 procedimentos específicos e equipes capacitadas garantem um processo seguro e eficiente.

O compromisso com a sustentabilidade é outro marco do projeto. Resíduos da desmontagem foram reaproveitados no projeto. Materiais foram utilizados em reaterros, chapas reforçaram estruturas, tubos deram origem a novos pedestais e luminárias foram realocadas para otimizar a iluminação das frentes de serviço. O excedente foi destinado à reciclagem, minimizando impactos ambientais e reforçando a viabilidade econômica do processo. “Esse reaproveitamento mostra que descomissionar pode ser sustentável e eficiente”, explica Pablo.

Materiais reaproveitados na obra reforçam o compromisso ambiental e a viabilidade econômica do projeto de descomissionamento.

Reconhecimento e feedback

O sucesso do projeto recebeu elogios do cliente e foi promovido como um case de excelência, destacando a metodologia inovadora aplicada. Além de consolidar a Actemium como referência em descomissionamento, o trabalho abre portas para a replicação da abordagem em outros projetos. 

Com o descomissionamento em andamento, seguindo todos os protocolos ambientais e de segurança, em sinergia com o cliente e com o aumento de produtividade nas operações, a Actemium fortalece ainda mais a sua presença no centro da alta performance industrial.

O desempenho da equipe já ultrapassa em 2,1 vezes a previsão inicial, consolidando a expertise da Actemium.